Notícias

Arte em Movimento

30 novembro de 2018

Por Alexandre L. Zanotelli

Ser uma escola de perspectiva cultural é uma marca do Da Vinci desde a sua fundação e esse princípio está fortemente presente na instituição, pois acreditamos que a formação de um homem integral passa, necessariamente, por ampliações curriculares e extracurriculares culturais que têm como objetivo potencializar ao máximo o conhecimento científico e social dos alunos.

Desde o Infantil, os estudantes contracenam com os diversos tipos de arte, seja como espectadores, como é o caso das visitas guiadas ao Museu da Escola, seja como produtores, criando poemas, quadros e esculturas. Artistas com Van Gogh, Da Vinci, Mucha, Kandinsky e muitos outros fazem parte do cotidiano dos alunos em réplicas e releituras dispostas em todos os espaços da escola.

No Fundamental I, as aulas de Arte propiciam ao aluno, além do conhecimento histórico das diversas fases do cenário cultural, a produção de pinturas, desenhos e esculturas que perpassam os diferentes movimentos artísticos.

Neste final de 2018, a comunidade vinciana pode “saborear” com os olhos e com a alma uma variedade de cores e sensações e imergir no universo artístico como se estivesse em uma galeria. A diversidade de gêneros desperta no observador lembranças, imaginação sobre tempos passados, compreensão de momentos históricos e outros sentimentos que somente as artes proporcionam e que nem sempre as palavras conseguem expressar. Ao adentrar no prédio do Fundamental I, o visitante é levado a uma viagem no tempo por meio de diferentes expressões e movimentos artísticos.

 

9

10

5 ano 4

11

 

As turmas dos 2º anos voltaram quase 40.000 anos para reproduzir a “mais antiga representação artística humana”. Os dezesseis painéis retratando a Arte Rupestre foram produzidos coletivamente em papel paraná e utilizou-se pigmentos naturais, assim como nossos antepassados.

2ano 1

2ano 2

2ano 3

2ano 4

Os 3º anos, após estudarem pintores clássicos da Arte Barroca de algumas das principais escolas europeias, utilizaram técnicas de luz e sombra para reproduzir a mais famosa tela do artista holandês Johannes Vermeer, o misterioso quadro A Moça com Brinco de Pérola.

3 ano 1

3 ano 2

3 ano 3

A técnica francesa conhecida como pontilhismo foi “visitada” pelos alunos dos 4º anos nas releituras das obras de dois expoentes dessa forma de expressão artística: Signac e Seraut.

4 ano 1

4 ano 2

4 ano 3

4 ano 4

Tendo como projeto anual, tanto na disciplina de Arte como em aulas de Ciências Sociais, os 5º anos estudaram e fizeram releituras de pintores modernistas brasileiros, entre eles, Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

5 ano 1

5 ano 2

5 ano 3

5 ano 5

5 ano 6

5 ano 7

5 ano 8

As obras de arte produzidas pelos alunos do Da Vinci podem ser apreciadas no prédio do Fundamental I (que também poderia ser chamado de Galeria de Arte!) entre os dias 27/11 e 07/12.

Tags: ,