Notícias

Alunos visitam exposição “Di Cavalcanti: de flores e amores”

28 julho de 2014

Alunos de turmas dos 5os , 6os e 9os anos do Da Vinci tiveram a oportunidade de conhecer, em julho, parte do acervo do artista modernista brasileiro Di Cavalcanti. Para tanto, eles visitaram a exposição “Di Cavalcanti: de flores e amores”, no Espaço Cultural do Palácio Anchieta.

1

2

3

A visita busca aprimorar, na disciplina de Arte, a oportunidade de conhecer e desenvolver um repertório cultural sobre as artes plásticas, com o intuito de incentivar o aluno a exercer o senso crítico e a percepção da poética visual.

As peças vistas na exposição fazem parte do acervo de diversos colecionadores de museus e tem consultoria da filha de Di Cavalcanti, Elisabeth Di Cavalcanti. Na mostra, foram apresentadas fotos, vídeos e documentos que retratam a vida do pintor.

4

5

Durante a visita, os alunos receberam explicações de monitores e dos professores do Da Vinci que acompanharam a excursão pedagógica.

1

“Entre tantos, este foi um dos momentos mais mágicos, no qual o guia pediu que os alunos observassem bem a pintura e dissessem o que sentiam. Momento de total experiência sensorial, pois uns diziam que sentiam o cheiro do mar, outros que conseguiam sentir a brisa em seus rostos e outros ainda podiam ouvir o canto de pássaros. Essa aula fora da sala de aula foi maravilhosa.” Letícia Monte Alto, professora de inglês, que acompanhou alunos do 9º ano

2

3

4

Di Cavalcanti

di-cavalcanti

Um dos mais importantes e conhecidos artistas modernistas do Brasil, era também desenhista, caricaturista, jornalista e pintor. Di Cavalcanti afirmava que suas pinturas eram um reflexo do que via, mas filtrado e reordenado por sua imaginação. O artista captava a essência das flores de acordo com sua personalidade, por meio de suas obras.

Tags: , ,