Notícias

Alunos recebem premiação do Concurso de Redação 2019

12 novembro de 2019

Por Marcos Ramos

No último dia 11, o Da Vinci promoveu uma tarde de autógrafos com nossos alunos-autores. Alunos que, em um mundo com tantas distrações superficiais e fugazes, por livre e espontâneo desejo, escolheram dedicar o seu tempo à escrita literária. E fizeram isso com grande competência.

1

2

3

5

7

8

10

12

13

14

10

DSC_4347

 

Sabemos que a literatura é um espaço privilegiado de humanização porque é, sobretudo, um exercício de colocar-se no lugar do outro, assumir outros pontos de vistas e, quem sabe, compreender suas dores, angústias, felicidades e desejos. O trabalho de escrita de um autor começa muito antes da ação de criar frases, períodos e parágrafos, é preciso ser observador atento e sensível. Para produzir esses textos premiados, nossos alunos assumiram outras vozes e outras formas de ver e de sentir.

Inspirados em obras primas como Admirável Mundo Novo ou Fahrenheit 451, os alunos do Ensino Médio foram desafiados a criar um breve conto que narrasse uma sociedade distópica. Um futuro catastrófico que nos alertasse das irresponsabilidades do presente. Ao 9º ano foi dada a tarefa de transformar as fotografias de Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, nossos artistas capixabas homenageados este ano, em textos ficcionais. Uma empreitada nada fácil, por se tratar de diferentes linguagens artísticas, mas extremamente instigantes, e bem realizadas.

Com muita candura, nosso 8º ano homenageou o amor materno, e, metamorfoseados em mães, produziram narrativas sensíveis sobre aquilo que é imensurável. Os 7ºs anos, guiados pela narrativa de Mary Shelley e Victor Frankenstein, foram incitados a uma reflexão: O que é um monstro nos dias de hoje? Com este mote, escreveram narrativas estimulantes e reflexivas. Nossa turma mais jovem, os alunos do 6º ano, teve como missão escrever uma narrativa situada em Cordisburgo, a cidade do grande escritor João Guimarães Rosa, que mimetizasse o seu estilo inconfundível. Uma missão nada simples.

Apesar da pouca idade dos nossos alunos-autores, todos os textos mostraram grande habilidade literária porque, mais do que tecnicamente bons, foram sensíveis e pujantes.

Os textos premiados foram reunidos em uma bela revista que pode ser lida no seguinte link: Revista do Concurso de Redação – 2019

Tags: ,