Notícias

Alunos do Da Vinci participam do Fórum de Harvard

7 fevereiro de 2018

Por Joelmo Costa

 “O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil. Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho”

Mahatma Gandhi, quando professou essa linda frase há oitenta anos, possivelmente não imaginava que ela ainda seria atual na segunda década do século XXI. Do tempo de Gandhi para o nosso, a tecnologia avançou; a medicina evoluiu; a média de escolaridade cresceu; a fome proporcionalmente foi reduzida; mas as diferentes civilizações que habitam o planeta ainda vivenciam conflitos étnicos, intolerância religiosa, disputa territorial, entre outras mazelas que impedem a consolidação do processo de paz. Diante desse cenário, a ONU (Organização das Nações Unidas) enxerga a diplomacia entre as nações como o único caminho para alcançar a boa convivência entre grupos e países. Por isso, essa importante organização incentiva e valoriza os debates de temas mundiais entre os jovens de diferentes comunidades do mundo.

Foi nesse contexto de debates para a paz, que treze alunos do Da Vinci participaram, entre os dias 25 e 30 de janeiro, em pleno período de férias escolares, da 65ª Sessão da Harvard Model United Nations – HMUN 2018, o mais conceituado modelo de simulação da ONU no mundo, realizado anualmente pela Universidade de Harvard, na cidade de Boston, Estados Unidos.

O modelo do Fórum de Harvard, assim como outros fóruns (Da Vinci e FAAP-SP) que os nossos alunos participam, traz à luz o debate de temas da geopolítica mundial que afetam milhões de pessoas em inúmeros países; valoriza a convivência de jovens com culturas e visões diferentes, o respeito à diversidade e o exercício da tolerância.

1

2

7

9

4

Nossos alunos, que entre novembro e dezembro participaram de cinco encontros preparatórios no Da Vinci, se transformaram em delegados (diplomatas) para debater os temas mundiais, juntamente com alunos de Ensino Médio de mais de trezentas escolas, de quarenta países. O Da Vinci foi uma das cinco escolas representantes do Brasil.

Vale ressaltar que as atividades realizadas na preparação e durante o evento, são essenciais para a formação de vida do aluno, pois desenvolvem a autonomia do estudo e da pesquisa, a arte de falar em público, as negociações e o compromisso com o coletivo, colocando os estudantes como protagonistas do processo.

Durante o evento, além do constante exercício da língua inglesa, os alunos do Da Vinci assistiram palestras sobre as universidades americanas e tiveram a oportunidade de visitar o Campus da Universidade de Harvard. Um intercâmbio de culturas e ideias que transformam o Fórum de Harvard no mais importante do gênero.

3

Tags: ,