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Alunos do Da Vinci fazem experiências com “ressonância”

30 setembro de 2019

Por Victor Humberto Salviato Biasutti

Dois patamares de uma escada no Centro Educacional Leonardo da Vinci tiveram uma parede modificada, passando de cobogó para textura. Essa alteração fez-nos perceber a ocorrência de efeito acústico quando alunos passavam conversando em tal espaço.

Munidos de gerador de áudio, amplificador, caixa acústica, osciloscópio, frequencímetro e microfone, pusemo-nos a pesquisar, com Pedro de Alcântara, Denilson e Fabio, o que estava acontecendo.

Variando a frequência do gerador de áudio, encontramos, em 117 Hz, o efeito/fenômeno da “ressonância” do local.

Diz a Wikipedia: “A ressonância acústica é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual à frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância, ocorre uma espécie de amplificação do som, aumentando a intensidade deste.”

E exatamente isso aconteceu: em 117 Hz percebemos, auditivamente, o aumento na intensidade do som. E no osciloscópio, verificamos ser esta a frequência que gerava maior amplitude.

Fixamos, nos dois patamares, placas acrílicas com informações sobre o fenômeno, conforme imagem abaixo.

Agora, é comum ouvirmos alunos nos patamares emitindo sons com suas vozes e variando a frequência, buscando encontrar os 117 Hz para perceber o aumento da amplitude, por conta da ressonância.

Alguns estudos mostram que, dentro de certas condições, a faixa de frequência da voz dos homens adultos é de 80 a 150 Hz, com média de 113 Hz. Para as mulheres adultas, a faixa é de 150 a 250 Hz, com média de 205 Hz.

Assim, as alunas não conseguem emitir som em 117 Hz (fundamental), mas podem observar o efeito usando as harmônicas. A segunda harmônica será 234 Hz, portanto, dentro da faixa de voz das mulheres.  Mas, nas harmônicas a intensidade será menor do que na fundamental.

Vamos experimentar?

mural

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