Notícias

Alunos apresentam curtas-metragens no Projeto Cinema

5 outubro de 2017

Por Luiz Henrique Menezes

No dia 28 de setembro, os alunos das segundas séries exibiram três curtas-metragens no Teatro Da Vinci, no contexto do Projeto Cinema.

O evento foi a culminância de um processo cujo caráter é interdisciplinar, envolvendo diretamente as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Redação.

No ano passado, quando ainda cursavam as primeiras séries do Ensino Médio, os alunos fizeram adaptações de textos literários e de filmes, escrevendo cenas e esquetes, desenvolvendo, assim, habilidades necessárias para a construção do texto dramático e do roteiro de cinema.

Nas segundas séries, durante o segundo trimestre deste ano, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as diversas etapas que compõem a produção de um filme. Assim, aprenderam a manusear equipamentos de filmagem e de áudio, lidaram com softwares de edição e vivenciaram a experiência de montar um set de filmagem, com o cronograma “apertado” para a tomada das imagens e posterior trabalho de edição.

O resultado dessa aprendizagem foram os três curtas-metragens apresentados: “Além das aparências”, “O peso do meu reflexo” e “Todos os dias”. Os filmes retratam os dilemas da adolescência, como a busca da identidade e da autoafirmação, a rejeição por parte do grupo, o vazio existencial e a solidão, temas profundos, que revelam um olhar crítico e sensível.

2

7

3

8

1

A primeira sessão foi destinada aos alunos do Ensino Médio e a segunda, aos pais dos envolvidos no projeto.

Após a exibição, houve um pequeno debate, ocasião em que os estudantes puderam socializar com a plateia um pouco da experiência vivenciada.

4

5

6

Nossos parabéns a todos os que participaram da atividade e contribuíram para o sucesso do evento.

Tags: , ,