Notícias

Aluno faz viagem de estudos à Alemanha

18 agosto de 2014

De 7 a 27 de julho de 2014 o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Bernardo de Barros Castro, esteve na Alemanha participando de um curso em Schwäbisch Hall. Ele conquistou uma bolsa para estudar alemão pelo programa Pasch – “Escolas: uma parceria para o futuro”, que viabiliza a ida de alunos à Alemanha, através de bolsas oferecidas pelo Instituto Goethe. Ele também visitou as cidades de Stuttgart e Heidelberg.

Foram 31 alunos de todo o Brasil selecionados para esta edição do programa, que incluiu muito estudo, atividades extracurriculares e contato com outras culturas.

Se durante a manhã o estudante participava das aulas, durante a tarde e finais de semana, parte do tempo era destinado a conhecer os aspectos culturais da cidade. “Foi uma experiência enriquecedora. Tive a oportunidade de praticar o estudo da língua alemã no próprio país. Além dos alemães pude compartilhar momentos de significativa aprendizagem com estudantes de outros países como Tadjiquistão, Moçambique, Polônia, entre outros.” Ao final do curso, ele foi submetido a uma prova de proficiência e aprovado.

1

3

5

4

6

“Sempre gostei de aprender novas línguas. Faço alemão há dois anos no Da Vinci e com a conquista da bolsa me dediquei ainda mais. Nem mesmo cheguei a usar o inglês durante a viagem, somente o alemão.”

Estudar um idioma com afinco é um caminho que vai além do aspecto linguístico. Possibilita ampliação de horizontes e também oportunidade de entrar em contato com diversas culturas.

Bernardo foi o 14º aluno do Da Vinci a receber a bolsa. O curso de alemão no Da Vinci foi iniciado em agosto de 2009.

pasch-logo_01

O QUE É O PASCH?

O objetivo do projeto PASCH é despertar nos jovens um duradouro interesse pela Alemanha moderna, sua sociedade e o idioma alemão. O Goethe-Institut assiste aproximadamente 500 escolas parceiras PASCH no sistema nacional de educação em mais de 100 países.

Tags: , ,