Notícias

Aluno conquista 1º lugar em concurso de Redação

25 agosto de 2015

O aluno Gabriel Guimarães Borges, da 3ª série do Ensino Médio, foi o vencedor na etapa estadual do Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero. O prêmio foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

1

Em sua décima edição, o prêmio recebeu 2.527 inscrições sendo 1.495 da categoria de Estudante de Ensino Médio. O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres.

Com o título “Aos Amigos”, Gabriel admitiu que não foi fácil encontrar a melhor maneira de falar de igualdade de gênero da perspectiva masculina. “Sendo o nome do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, tentei fazer minha parte, como homem, para contribuir com a causa da melhor forma possível. Depois de ler diversos textos sobre o tema e, especialmente sobre a causa feminista hoje, percebi alguns pontos. O primeiro foi que o feminismo prega a igualdade entre os sexos, não a supremacia feminina e o segundo que são poucas as pessoas que sabem que somos, ou deveríamos ser, todos feministas! Sim, o simples fato de acreditarmos que nossas irmãs, filhas e amigas merecem os mesmo direito que nós já nos torna feministas. Munido de informação e ideias, parti para o computador, escrevendo o texto”. (Confira o texto abaixo)

Gabriel afirmou ter ficado muito feliz com a conquista. “Quando decidi escrever a redação para o concurso, não esperava, não mesmo, ganhar este prêmio. Eu a tinha escrito, inicialmente, como trabalho de 3ª nota. Ao concluí-la não esperava nada além de um bom resultado, fazendo dessa vitória uma grata surpresa”.

Gabriel foi o segundo aluno do Da Vinci a vencer uma edição deste concurso. Em 2013, a então estudante, hoje sempre-aluna, Camila Crivilin de Almeida, sagrou-se campeã na 8ª edição do Prêmio.

O Da Vinci parabeniza o estudante pelo excelente resultado no concurso.

Aos Amigos – Gabriel Borges

Tags: ,