Fundamental I
PANORAMA
O Ensino Fundamental visa à construção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que permitam ao aprendiz exercitar o pensamento e a reflexão para participar ativamente da vida em sociedade; compreender e apreciar as tradições da comunidade a que pertença; apropriar-se e fazer uso de diferentes símbolos e códigos para a construção de modelos; conjugar espírito investigativo e senso estético no contato com o patrimônio natural, histórico e artístico; desenvolver habilidades e competências que auxiliem na vida prática, assegurando-lhe espírito de cidadania e internalização da perspectiva cultural.
A Escola pauta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, priorizando os eixos da ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, economia, trabalho e consumo, sempre visando à formação de cidadãos do mundo, conscientes da relevância do respeito aos direitos humanos, participação social, tratamento de valores como conceitos reais, consideração da tarefa educativa como intervenção intencional no presente.
Em linhas gerais, o Ensino Fundamental organiza-se de modo a promover o desenvolvimento de capacidades fundamentais nos estudantes:
- Domínio de sólido corpo de conhecimentos acadêmicos;
- Aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- Desenvolvimento da capacidade de tomar posições e decisões, com base em análises fundamentadas;
- Apropriação das habilidades de análise/síntese e aplicação de conhecimentos;
- Compreensão e uso da tecnologia;
- Formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente sociomoral da Escola e de intervenções intencionais;
- Aquisição de lecto-escritura e uso competente em contexto sociocultural;
- Cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- Compreensão de deveres e direitos, no âmbito da cidadania.
NOMENCLATURA
No âmbito do Da Vinci, os anos iniciais do Ensino Fundamental I principiam com o 1º ano, constituído por alunos que completam seis anos até o dia 30/06. Trata-se de uma série de transição que mantém interface tanto com a Educação Infantil (ensino bilíngue; estrutura de atendimento; currículo e avaliação), quanto com a Educação Fundamental (apropriação da agenda escolar com autonomia e da proposta de educação matemática conectada à realidade).
As demais séries atendidas vão do 2º ao 5º ano (anos iniciais), como é estabelecido para todas as escolas de educação básica, em âmbito nacional.