Notícias

Transição do 5º para 6º ano

28 novembro de 2013

A passagem de 5º para o 6º ano é cheia de desafios e deixa pais e especialmente os alunos, extremamente ansiosos. Buscando amenizar o impacto dessa transição, além de um encontro com os pais, a Escola oportuniza a visita de alunos do 6º ano às salas do 5º ano.

Segundos os alunos que participaram deste proveitoso bate-papo, nesta fase escolar, os estudantes têm que lidar com diversas novidades e mudanças em sua rotina, o que exige mais autonomia e responsabilidade. Eles passam a ter um novo ambiente de sala de aula, novo horário, mais disciplinas, novos professores…

foto01_3

Valéria Assad, Orientadora Educacional do Fundamental II acompanhou a conversa entre os estudantes e explica que a primeira grande novidade é o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Um exemplo se dá no intervalo para o lanche e almoço. Antes, os estudantes eram acompanhados pelas professoras. “No 6º ano, eles lancham sozinhos e podem sair da escola para almoçar, portanto devem cuidar do próprio horário para voltar à sala no horário correto”, diz.

Outra novidade comentada pelos alunos do 6º ano é o armário individual. Ele ajuda o aluno a carregar menos peso na mochila e levar para a sala de aula apenas os livros necessários. “Deixar o armário em ordem, pegar rapidamente os livros que necessita para as aulas seguintes exige uma autonomia muito grande e muitos sentem dificuldade no começo”, afirma Eduarda Merçon.

foto02_2

Alguns pontos colocados pelos estudantes:

  1. Novas disciplinas;
  2. Novo ambiente;
  3. Maior organização;
  4. Mais rapidez para cumprir os horários;
  5. Mais autonomia;
  6. Vários professores;
  7. Precisa ser mais responsável.

 

Os pais são convidados para uma reunião de adaptação para entender como essas novidades alteram a rotina escolar dos filhos. A reunião acontecerá no dia 05 de dezembro, às 18h, no Auditório Leonardo. “A participação dos pais é importante para ajudar nessa transição”, conta Valéria.

Foi uma grande oportunidade para tirar algumas dúvidas e conhecer um pouco da rotina do ano que vem.

Tags: ,