Notícias

Recital do dia das mães: poesia, música e emoção

27 maio de 2015

Por Luiz Henrique Menezes

No dia 16 de maio, no contexto da manhã afetiva, os alunos dos oitavos anos fizeram uma linda homenagem às mães, ao oferecer-lhes um recital, mesclando música e poesia. Foi um momento de intensa emoção, em que, ao subirem ao palco, os alunos puderam demonstrar o quanto o gênero lírico pode tocar nossas almas.

Aliás, a palavra lírico vem de lira, antigo instrumento utilizado na Antiguidade Clássica, o que revela a origem musical desse gênero literário, conforme o definiu Aristóteles. Por isso, a combinação foi tão propícia: violino, violões, flautas e voz mesclaram-se com textos escritos pelos melhores poetas da nossa língua para produzir um momento afetivo e intimista.

O Recital dos oitavos anos caracteriza-se por ser um projeto pedagógico desenvolvido durante as aulas de Literatura e Língua Portuguesa. Os alunos estudam poemas de autores diversos, aprendem as nuances e delicadezas da linguagem poética (concisa e bela por natureza) e desenvolvem habilidades relacionadas à arte da declamação, principalmente no que diz respeito à postura no palco, à dicção e ao volume de voz.

r1

r2

r3

A apresentação foi dividida em três atos: no primeiro, o público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquele que é considerado um dos maiores poetas da nossa língua: Fernando Pessoa, uma personalidade tão intensa e complexa que se desdobrou em outras personas, os famosos heterônimos.

No segundo ato, declamaram-se poemas de autores diversos, com uma temática variada, que partiu do amor para chegar à reflexão sobre a própria existência.

No terceiro e último ato, foi feita uma afetuosa homenagem às mães que, afinal de contas, era a razão principal do evento. Entre os atos, a plateia assistiu a belíssimas apresentações musicais. O resultado foi um encontro delicado e emocionante, que encheu os corações de todos os presentes.

r4

r5

r6

Confira alguns depoimentos de alunos:

“Eu nunca poderia imaginar que um recital poderia me emocionar tanto. Confesso que não me animei muito ao saber que participaria, mas, quando subi no palco, com o coração acelerado e um frio na barriga, vi minha mãe na primeira fileira. O sorriso que apareceu no rosto dela fez todos os ensaios valerem a pena.” (Giulia Castro, 8º I1)

“Participar do recital foi maravilhoso! Cheguei à conclusão de que todos os esforços, ensaios e recreios não foram perdidos. Tudo valeu muito a pena! A homenagem foi apreciada por todos, por quem recitou, cantou, tocou e também por quem assistiu. Foi uma gigantesca onda de emoção que gerou lágrimas nas mães e professores e uma alegria em todos os alunos. Naquele momento, aproveitamos para agradecer um pouquinho tudo que nossas mães fizeram e fazem por nós.” (Sarah Vecci Alcuri, 8º I1)

“Com entusiasmo me preparei desde o dia em que recebi a notícia de que seria a apresentadora do recital. Sempre gostei de poemas e o recital me deu a oportunidade de conhecer outros poetas e suas poesias e de apreciá-las ainda mais, ao mesmo tempo em que homenageava as mães.” (Julia Faleiros, 8º A)

“Para mim, o recital foi uma experiência ótima, pois devo admitir que, sendo uma aluna nova, fiquei um pouco receosa de participar. Mas recebi muito apoio dos professores e dos alunos e acabei me soltando e fiquei mais confortável. O resultado final ficou muito bom e todos apresentaram muito bem. De tão bonito que ficou, várias mães pediram os nomes dos poemas e das músicas, para lerem e guardarem. O recital foi maravilhoso!” (Luísa Santos Nothaft, 8ºI3)

Parabéns a todos os envolvidos!!!!

Tags: , ,