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Projeto Profissões – uma vivência do Ensino Superior

18 novembro de 2015

No último dia 28 de outubro, os alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio vivenciaram a última etapa do Projeto Profissões/2015, consistente em visita presencial a instituições de ensino superior (atividade substitutiva da tradicional Feira de Faculdades que centralizávamos na Escola). Vale lembrar que, no ano em curso, o projeto já havia proporcionado uma palestra ministrada pelo prefeito de Vitória Luciano Rezende (a título de abertura), com enfoque na conexão entre política e outras especialidades, além de mesas-redondas com os familiares/alunos e sempre-alunos para refletir sobre acertos e descaminhos das escolhas profissionais e acadêmicas.

Em meio a tantas manutenções de um componente de nosso currículo muito valorizado pelos alunos e suas famílias, a etapa de culminância e inovação ora relatada vem sendo gestada desde o final do ano passado, com apresentação de projetos prévios pelas faculdades-parceiras, discussão de linhas de atuação e tratativas de reconduções com a Escola, no sentido de dotar a atividade de intencionalidade pedagógica e efeitos produtivos.

A iniciativa mereceu adesão maciça dos estudantes, os quais se apropriaram da oportunidade de se colocarem em contato com suas escolhas acadêmicas e profissionais; e com simulações vinculadas a diferentes especialidades. Além do valor diretamente agregado ao projeto – construção de senso de realidade a partir do  acesso à estrutura e funcionamento de instituições de ensino superior – atividades dessa natureza contribuem para trocas de impressões e vivências entre os pares e também com professores/acadêmicos, servindo ao amadurecimento dos filhos/alunos e à sua empatia com indivíduos que já passaram pelo mesmo processo de angústias e indefinições que marca o rumar à vida adulta.

Detalhando a última etapa do processo, os alunos escolheram um curso superior para conhecer mais de perto, vivenciando atividades acadêmicas, visitas guiadas, simulações de experiências, debates e contatos estreitos com professores e acadêmicos. Assim, foram montadas diferentes “caravanas” para passarem o dia em diferentes instituições de ensino superior, nossas parceiras na empreitada: Emescam, FDV, Multivix e UVV, sempre acompanhados pelos professores do Da Vinci.

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Após a recepção feita pelos profissionais e as apresentações institucionais, os alunos, divididos por centros de interesse e reunidos em grupos de trabalho com ideias afins, mergulharam no mundo cotidiano do ensino superior: na Medicina, aula prática de anatomia, curso de primeiros socorros, visita a centro de pesquisa e salas de simulação de cirurgias;  na Arquitetura, elaboração de um projeto na forma de maquete de uma casa e a visão em forma de perspectivas de uma planta baixa; no Direito, busca de soluções à luz da legislação para problemas cruciais da atualidade tais como a crise dos refugiados, a internação compulsória de um viciado em drogas, o uso indevido das mídias sociais no emprego; nas Engenharias, discussão de atitudes sustentáveis e aprendizagens sobre o funcionamento de tornos/soldos, análise de solos, instalação de telhas, sem falar nas práticas em laboratórios especializados; na Administração, consciência das possibilidades de atuação no curso, para aplicá-las na forma lúdica dos jogos de negócios e outras dinâmicas que aproximaram os alunos do mundo do trabalho. “A vida como ela é” transposta para o contato com a cidade educativa, concebidas as instituições de ensino superior como centros formadores.

A vivência (espécie de experiência-piloto para as faculdades parceiras e abertura de frentes para o Da Vinci) contribuiu para auxiliar os estudantes a definirem o curso de graduação e a profissão mais condizente com suas habilidades, aptidões e gostos, além de proporcionar aos “futuros acadêmicos” experimentarem parte da rotina de seu futuro curso/profissão e fazerem escolhas  mais conscientes e fundamentadas. Se para alguns, a iniciativa serviu à consolidação de vocações, para outros instigou a uma maior reflexão antes da tomada de decisão; para outros ainda, a mudança de perspectiva. Passou-se, assim, do abstrato ao concreto, do artificial ao pragmático.

Algumas fotografias que ilustram esta matéria permitem visibilizar a abrangência do trabalho que, dado o êxito de sua primeira versão, será tornado definitivo no ideário e consecução do projeto Profissões.

A seguir alguns depoimentos sobre a visita/atividade:

“Foi muito proveitosa! Experimentar parte da rotina de um estudante de engenharia civil, conhecer as matérias lecionadas e as atividades práticas reforçou a minha escolha, além de aprender mais sobre a profissão que quero seguir no futuro.”   Flávia Lagares Lorenzon – 2ª série

“Consolidou ainda mais a minha vontade de fazer Engenharia e despertou um interesse na Engenharia Elétrica, o que me gerou uma dúvida a respeito de qual área da engenharia seguir.”  João Cláudio Gonçalves Leal Filho – 1ª série

“Elucidou as recorrentes dúvidas em relação ao futuro profissional e propiciou vivenciar um dia de um estudante de Medicina. Ratifiquei minha escolha para uma vida a longo prazo. A iniciativa transpõe o conceito de escola como formadora acadêmica, tornando-a também uma participante ativa nas escolhas pessoais dos alunos.” Ana Luiza Cotta Mourão Guimarães- 2ª série

“O contato com os laboratórios de engenharia mecânica me trouxe a certeza de que essa é a área pela qual desejo seguir na profissão.”  Rogério Lopes Lübe – 1ª série

“Durante meus dois anos de ensino médio me questionei a respeito de minha escolha profissional com frequência. Sempre pensava em cursar direito, tinha muitas dúvidas sobre o que seria estudado, as diferentes matérias que abrangia e principalmente com o que o profissional da área teria que lidar. Após discutir o tema dos refugiados na Europa (direito internacional), tive minhas expectativas confirmadas, além de conseguir aprender um pouco mais sobre o curso, tive a certeza que quero trabalhar com isso no futuro.” Luísa Duarte Ramos – 2ª série

“Gostei de vivenciar o universo da Administração, apesar de gostar muito de Economia. Penso que a minha escolha está dentro dessa área.” Giulliano Magno Rezende Parmagnani – 1ª série

“A escolha da profissão vai muito além de uma simples decisão, trata-se da afirmação de sua própria vocação. A experiência no curso de Arquitetura ressaltou em mim uma vontade instantânea de aprofundar nessa área. Participar de um projeto na montagem de uma casa (construção de maquete) e perceber a necessidade de uma harmonia entre todos os ambientes foi muito interessante, porém minha escolha ainda passa por deliberação.” Alessandra Caterina Pesci – 1ª série

O Da Vinci agradece a todas as instituições de ensino superior parceiras nessa etapa pela disposição e disponibilidade em oferecer o melhor para nossos alunos; aos professores/funcionários da equipe Da Vinci, que orientaram e acompanharam os participantes nesse leque de aprendizados e descobertas, além de serem interlocutores e observadores atentos; e aos alunos participantes, pela atitude compromissada e seriedade com que se dedicaram ao trabalho, demonstrando maturidade e senso de proatividade.

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