Notícias

Museu da Cultura e da Imigração de Santa Teresa

22 dezembro de 2016

Por Victor Humberto Salviato Biasutti

Em 15/06/2011 o Centro Educacional Leonardo da Vinci apresentou à Prefeitura Municipal de Santa Teresa, através de sua carta LV-DA-020/2011 a proposta para a implantação do “Museu da Cultura Italiana em Santa Teresa”, com sugestão de espaços temáticos, de organização, etc.

Proposta aceita pelo Prefeito em exercício em 2011, Gilson Amaro, um grupo de alunos começou os trabalhos focados, principalmente, no acervo mantido pelo Frei José Corteletti, que conseguiu junto à Ordem dos Capuchinhos, a autorização para a doação das peças para o Museu. Com o apoio irrestrito do Frei José e do Sr. Zurlo, os estudantes fizeram viagens a Santa Teresa, quando catalogaram cerca de 300 peças, além de visitarem outros possíveis colaboradores com material …

museu1

Alunos do Da Vinci com o Prefeito Gilson Amaro, Sr. Zurlo, Sra. Marilandi e Sr. Fernando Pretti em 01/10/2011 em visita ao local do Museu.

museu2

Coordenador Marcos e alunos do Da Vinci, com Frei José Corteletti e o Sr. Antonio Angelo Zurlo, grandes parceiros do Da Vinci e eternos amantes de Santa Teresa.

Vide matéria em nosso site:  Museu da Cultura Italiana

Na matéria de 07/03/2012, no link a seguir, podemos ver os alunos em processo de catalogação.  Museu da Cultura Italiana – III

Em matéria de 19/03/2012 falamos da solenidade da oficialização da Ordem de Serviço para a construção da sede do edifício onde será instalado o MUSEU DA CULTURA ITALIANA, iniciativa do Da Vinci, com belíssimas palavras proferidas pelo Sr. Antonio Angelo Zurlo.  Museu da Cultura Italiana – IV

Dificuldades operacionais impediram que a construção do prédio fosse concluída no mandato do Prefeito Gilson Amaro, retardando a implantação do Museu.

Superada essa fase, o projeto teve continuidade pela administração do Prefeito Claumir Zamprogno, o que demonstra a possibilidade de integração entre gestões que se sucedem. Assim, o Museu da Cultura e da Imigração de Santa Teresa torna-se realidade, com inauguração marcada para 28 de dezembro de 2016.

A seguir, matéria do Governo do Estado do Espírito Santo comunicando a inauguração.

Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa será inaugurado no dia 28

Como incentivador da empreitada e da valorização do patrimônio natural e cultural do entorno, o Centro Educacional Leonardo da Vinci sente-se parte integrante desse êxito e revela seu compromisso em apropriar-se do novo espaço memorialístico para fins pedagógicos e culturais, integrando-o às nossas ações pedagógicas e concepção de projetos. Afinal de contas, memória perpetuada precisa ser reavivada sempre, para formar consciência nas atuais e futuras gerações.

Tags: ,