Notícias

Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa

6 fevereiro de 2015

Por Victor Humberto Salviato Biasutti e Joelmo Costa

Projeto em andamento no Da Vinci é a organização do Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa, a ser realizado com alunos do Ensino Médio.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa, que cederá o segundo andar do prédio onde funcionava a Galeria do Artesanato – APROAST (que continuará funcionando no andar térreo), será montado o Museu, que manterá viva a história dos imigrantes italianos, que tanto contribuíram na formação do povo teresense.

O prédio está sendo reformado atendendo a novo projeto, contando com 3 andares, elevador, instalações sanitárias, etc.

MUSEU 01

MUSEU 03

MUSEU 05

No dia 15/01/15 se reuniram o Vice-Prefeito Sr. Ziguimar Buss, a arquiteta Luciana Schaeffer, os representantes do Da Vinci Victor Humberto, Joelmo Costa e Marcos Augusto, para discutirem sobre o andamento da obra, prazos e outros assuntos. Reunião produtiva, teve a presença do amigo Sr. Zurlo, pessoa querida, sempre presente na vida teresense e sempre auxiliando as atividades do Da Vinci em Santa Teresa.

A reforma tem conclusão prevista para os próximos meses. O Da Vinci está se mobilizando para a organização, reunião de acervo, instalações e demais providências. A cidade mais italiana do Espírito Santo e a capital cultural do Estado merece um museu a altura de sua história.

Tags: , ,