Notícias

Manifestação Cultural apresenta o ciclo do pão

12 julho de 2016

O Museu do Pão, na cidade de Seia, na Serra da Estrela portuguesa, encanta o visitante pela interação com bonecos expressivos que retratam o ciclo do pão, desde a preparação da terra até a oferta à mesa. Tema do mês de julho na agenda gastronômica do Da Vinci em 2016, serviu de inspiração para a Manifestação Cultural deste ano, ocorrida nos dias 01 e 02 de julho, na Quadra Grande.
Nas aulas de Educação Física, nos meses de maio e junho, foi trabalhada e desenvolvida a temática dentro do  conteúdo “Atividades rítmicas e expressivas”. Os alunos envolveram-se com curiosidade e entusiasmo na proposta e dedicaram-se na execução das coreografias. Também em sala de aula a temática foi trabalhada, de acordo com a compreensão de cada faixa etária.

Na manifestação, pais e familiares dos alunos do Infantil e Fundamental I (1os aos 5os anos) foram transportados para uma vila de agricultores onde foram retratadas vivências cotidianas longe dos centros urbanos, tais como brincadeiras de crianças, coleta de água em poço, transporte de sacas de trigo em carroças, quitandas  e casas de pão.

1

8

20

Na sequência, foram apresentadas coreografias representando diferentes etapas do ciclo do pão (preparo da terra, fatores climáticos, colheita, manuseio, moagem e produção artesanal do pão) e sua degustação em mesas de Portugal, Itália e França, numa mostra de como o pão nosso de cada dia é uma partilha universal.

A equipe de Educação Física, responsável pela preparação e desenvolvimento do evento, juntamente com o  coordenador de música do Da Vinci, fizeram a seleção musical que  incluiu clássicos como a Tritsch Polka de Strauss e a famosa Can Can de Offenbach, composições de Egberto Gismonti (7 Anéis), Beatles (Here Comes The Sun) e do professor Pedro de Alcântara (Ciclo da Água e Viva a Terra).

22

Com passos bem executados e desenvoltura, nossos alunos, muito aplaudidos, encantaram a todos os presentes.

Parabenizamos os alunos e professores pelas apresentações.

Confira as fotos abaixo:

01/07 – 1ª apresentação

01/07 – 2ª apresentação

02/07 – 1ª apresentação

02/07 – 2ª apresentação

Tags: , , ,