Notícias

Línguas Estrangeiras – aulas musicais

17 outubro de 2018

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

O currículo do Centro Educacional Leonardo da Vinci contempla, para as Línguas Estrangeiras, as disciplinas de Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Inglês.

As ofertas para o ensino de Inglês incluem o Bilíngue, a Middle School e a High School.

Para os demais  idiomas, várias propostas reforçam o estudo da língua em contexto, notadamente quanto ao contato com aspectos culturais de cada país.

No ano de 2018, a música compareceu como um elemento agregador para a percepção das línguas italiana e francesa,  mediante apresentações ao vivo no Teatro Da Vinci, com repertório de músicas representativas de cada país.

Na apresentação das músicas italianas, Andréa Ramos (voz) e Victor Humberto (violão), trouxeram, através da música, o contexto da vinda dos imigrantes italianos para o Brasil, mais sofrida do que parece quando ouvida na versão melodiosa dos  alegres grupos de descendentes.  Este show, que integra a programação da viagem acadêmica a Santa Teresa (para alunos dos 4os anos), foi adaptado para outro público-alvo, pela ampliação cultural de que se reveste.
A canção Mèrica, Mèrica, tão cantada nas rodas de amigos com um ritmo contagiante, traz em seus versos uma saga de privações.

6

Na apresentação de músicas francesas, Madu Marino trouxe um panorama sobre a trágica vida de Edith Piaf e executou algumas canções imortalizadas na voz daquela que é considerada, por muitos, o expoente da música francesa de todos os tempos.  Acompanhada por Victor Humberto, a intérprete deu um show de vitalidade e conhecimento cultural.

4

No filme, Madu canta “La vie em rose”, A vida em cor-de-rosa, de 1946, cuja letra foi escrita pela própria Piaf.

Nas duas apresentações houve participação de alunas que cantaram uma canção em italiano e uma em francês, em demonstração de proximidade com as línguas.

9

1

A plateia de alunos, muito atenta em ambas as apresentações, pôde sentir de perto as emanações do currículo de perspectiva cultural, que rompe com os padrões da sala de aula expositiva para abrir janelas e ampliar olhares.

PIAF

A seguir um link com Madu cantando La vie en rose.

Tags: , , , , , ,