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INTELIGÊNCIA MUSICAL

22 março de 2017

Por Pedro de Alcântara

A importância de desenvolver habilidades musicais em crianças e adolescentes é um tema recorrente em educação. Seria mesmo determinante a aprendizagem de música nas fases iniciais de vida para o desenvolvimento da inteligência?

Muito se especula sobre a influência da prática musical no desenvolvimento da inteligência. Uma das teorias mais populares é o “Efeito Mozart”, que afirma que o estímulo musical em crianças em desenvolvimento pode afetar diretamente o seu Q.I., pois amplia a atividade das células nervosas cerebrais, estimulando sua rede neural.

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Outros estudos, como os de Rauscher e Shaw, anunciaram ter provas científicas de que instrução em piano e canto são superiores a instrução em computação para aumentar as habilidades de raciocínio abstrato em crianças. Porém, os próprios cientistas afirmam que seu trabalho tem sido mal representado. O que eles mostraram é que  “há padrões de neurônios que disparam em sequência, e que parece haver locais pré-existentes no cérebro que respondem a frequências específicas”. Isso não é o mesmo que mostrar que ouvir a Mozart aumenta a inteligência em crianças.

Após duas décadas ensinando música para jovens e crianças, sem pretensões científicas, posso afirmar que a música é essencial para formar um indivíduo pleno, e nisso parece haver um consenso. A meu ver, ainda que instigante, a discussão sobre o quanto a música ajuda a desenvolver a inteligência não é necessária, já que as habilidades para entender, se relacionar e se expressar através da música configuram um tipo de inteligência única e singular, a Inteligência Musical, que obviamente se relaciona com as “outras inteligências” em seus mais amplos aspectos.

O psicólogo americano Howard Gardner, que enunciou a teoria das Inteligências Múltiplas, define Inteligência Musical como uma habilidade na atuação, composição e apreciação de padrões musicais.

Segundo ele, a Inteligência Musical, assim como as outras inteligências:

  • pode ser ensinada, treinada e desenvolvida;
  • depende de vários fatores, como por exemplo as oportunidades, as experiências, as influências e a escola;
  • seu desenvolvimento é acessível a todas as pessoas, dependendo essencialmente de suas expectativas e motivações.

Pais e educadores tem um papel fundamental no desenvolvimento desta inteligência, pois podem criar um ambiente favorável a esta possibilidade, dando oportunidades às crianças de aprenderem a tocar um instrumento, permitindo que ouçam música enquanto estudam, sugerindo-lhes e proporcionando-lhes a audição de música como forma de relaxamento e cultura.

Centro Musical

O Centro Musical Da Vinci oferece aos alunos um ensino musical de alto nível, que visa não apenas a informação técnica, mas o desenvolvimento da sensibilidade, concentração e disciplina.

Os interessados em estudar um instrumento individualmente ou em grupo (máximo 3 alunos) podem escolher entre as aulas de violino, violão, guitarra, saxofone, bateria, flauta transversa e doce, teclado, canto popular e piano.

Mais informações no Centro Musical Da Vinci, ou pelo telefone 3334-6304.

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