Notícias

Fim de férias: retorno à Escola

2 fevereiro de 2015

Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

A equipe técnica do Da Vinci retornou às atividades em 30/01/2015 e os professores, em 02/02/2015. Semelhante ao que ocorre com e entre alunos, o reencontro com parceiros de trabalho é momento único de trocas e aprendizagens indescritíveis. Os tempos iniciais, destinados a ouvir-nos mutuamente sobre as vivências de férias, são dedicados a afetividades e aprendizagens.

Há os que foram para GuaraParis e os que se recolheram para cuidar dos joelhos; há os que esperavam  ver o lobo-guará e os que cuidaram dos filhos porque as mães não estavam em férias; eis os que correram na São Silvestre e os que juntaram-se em família; ainda os que estiveram em Buenos Aires e sentiram os efeitos da crise governamental agravada com a morte do promotor público avesso ao sistema; os que estavam na França no terrível momento do atentado aos jornalistas do Charlie Hebdo; os que passearam de bicicleta no inverno europeu e os que deleitaram-se  com a maternidade e avoagem; os que preparam-se para o casamento e queixam-se dos preços (algo de que os casados há muito nem sequer se lembram); e por fim os que despacham filhos e curtem-se como casal.

Enfim, entre Pirineus e Alpes, Mediterrâneo e Atlântico, inverno e verão, a Petrobrás e as eleições na Grécia, a inacreditável saga da América Latina, quantas trocas de informações, sensações e perspectivas. Nem tudo são flores, é verdade: a chuva não cai e falta água; nevascas ocorrem e falta aquecimento para o frio … Mas as asas das borboletas meio que misturam tragédias e comédias e fazem da vida – ainda bem – a média: sempre foi e assim o será.

Na quinta-feira, será a vez de acolhermos os alunos. Nós, já reintegrados à Escola, os receberemos para conduzi-los à travessia de mais um ano letivo. De que forma o faremos? Do que eles precisam? Pelo que eles anseiam? Como dar continuidade a 2014 sem romper os fios da trama ou perder de vista as novas tessituras? O mote que nos reúne antes da chegada da matéria-prima do nosso trabalho (os alunos) é “trocar para impulsionar”. O alimento da alma e a veia da Escola.

Em meio a estudos e vivências de cada dia de trabalho nos tempos já convividos, das novas aprendizagens adquiridas no período de recesso e das configurações do Planejamento de 2015 (quando refletiremos sobre práticas instituídas e ressignificaremos os alicerces de nosso ideário educativo), a equipe técnica e os professores vêm se preparando para estar de corpo e alma com seus “discípulos”, a partir da próxima quinta-feira. Levaremos todos nossos deveres de casa e traremos, para compartilhar com eles, o que há de melhor em nós – a parcela que nos compete em sua formação continuada, como homens integrais e sujeitos sociais.

Clima de expectativa, clima de ansiedade! Nem quente nem frio: ameno; nem áspero nem liso: aveludado.

Bem-vindos a 2015, comunidade Da Vinci. O mosaico étnico capixaba, a sensação de pertença e a disposição para aproximações e parcerias estão à espera de todos.

 

Tags: ,