Notícias

Excursões Pedagógicas 2019 – 6º ao 8º ano

18 outubro de 2018

O patrimônio histórico de uma cidade é o resultado das manifestações, materiais e imateriais, produzidas por um grupo social no espaço urbano no decorrer de um processo histórico, podendo abranger as artes; as formas de expressão; as festas; os documentos históricos; as paisagens de uma cidade, assim como as suas edificações, suas particularidades naturais e sociais.

Para 2019, o Da Vinci propõe, como eixo pedagógico das Excursões Pedagógicas das turmas de 6º ao 8º ano, o estudo do patrimônio histórico da cidade de Vitória, buscando potencializar o aluno como um agente participativo e consciente da importância do espaço histórico e cultural no qual ele reside, convive e estabelece relações. Trata-se de uma ampliação do projeto (da proposta de excursão pedagógica) que já é realizada pelos 6os anos desde 2016, como parte do processo avaliativo que ocorre em períodos do ano letivo, envolvendo múltiplas disciplinas. Em cada uma das séries envolvidas, haverá uma abordagem diferenciada:

  • 6ºs anos – Monumentos da cidade 1 (Praça dos Desejos e Praça do Papa);
  • 7ºs anos – Monumentos da cidade 2 (Centro de Vitória);
  • 8ºs anos – Ocupação / edificações (Praia do Canto e adjacências): análise/considerações sobre o projeto Novo Arrabalde, realizado no governo Muniz Freire (1892-1896).

1

2

3

Tags: ,