Notícias

Excursão Pedagógica: Santa Cruz e Nova Almeida

23 maio de 2016

Por Juliano Tonon e Joelmo Costa

O Projeto Cultural Viagens e Literatura, trabalhado com os alunos dos 8ºs anos do integral, tem como um dos objetivos, estudar as narrativas de viagem que constituem um riquíssimo gênero literário com possibilidades de trabalhos interdisciplinares, valorizando as experiências de viagens reais ou fictícias, para engrandecimento e conhecimento de novas culturas.

Durante o projeto (que no Da Vinci é uma disciplina) é dado também enfoque a análise das narrativas feitas por ilustres viajantes, que visitaram e registraram as particularidades culturais, econômicas e sociais das vilas litorâneas da então província do Espírito Santo, valorizando o rico mosaico cultural formador da identidade do povo capixaba.

1

Pensando neste aspecto, foi organizado uma excursão pedagógica às antigas vilas de Santa Cruz e Nova Almeida, locais que contam um pouco sobre a história do Espírito Santo, em especial a cultura indígena, tão importante na constituição étnica capixaba e relatada de forma tão real pelo naturalista francês Saint-Hilaire em 1816, quando visitava essa região:

“Hoje, as aldeias indígenas estão desertas, caindo em ruínas. É fácil prever que dentro de poucos anos só restarão de seus primitivos habitantes recordações históricas e alguns dos nomes dados pelos mesmos aos locais em que viveram”. 

2

Dois séculos depois, os alunos confirmaram a previsão do naturalista, quando no decorrer do percurso, passavam por Camburi, Carapina, Carapebus, Jacaraípe e pelo rio Piraqueaçu. Sobraram apenas os topônimos de origem tupi.

Além do enfoque indígena, a excursão pedagógica abordou também outros temas relatados por importantes viajantes que estiveram, no século XIX, em Santa Cruz e Nova Almeida, como: D. Pedro II e o pintor francês François Biard. Você sabe por que os moradores de Santa Cruz construíram a época (meados do século XIX) apenas a fachada da Igreja?

Nossos alunos transformaram-se também em viajantes, e com o olhar aguçado de investigadores da história, visitaram a igreja de Santa Cruz para descobrir. Nessa pequena vila (hoje distrito de Aracruz) também visitaram o Museu Histórico (Casa de Câmara e Cadeia). Em Nova Almeida, o local de estudo foi a Igreja jesuítica dos Reis Magos, com mais de quatro séculos de história, onde os alunos realizaram uma das atividades pedagógicas previstas.

3

4

5

6

7

Eis o relato da aluna Sara Endlich (8º ano I3), “A excursão foi ótima, principalmente pela parte pedagógica, onde pude aprender um pouco mais sobre a história e a cultura do Espírito Santo, que na maioria das vezes é esquecida”. Ainda, segundo Sara, a pouca conservação dos monumentos é algo que também chamou-a atenção. Nas palavras da aluna, “(..) A sociedade, juntamente com o governo, deveria preservar a história e cultura e fazer a manutenção dos locais, não deixando um patrimônio tão importante se degradar”.

Um dia de muito aprendizado para os nossos alunos, que vivenciaram in loco, um pouco da história do Espírito Santo.

Tags: