Notícias

Estudante é selecionado no Parlamento Jovem 2015 e atuará como deputado federal

15 setembro de 2015

O estudante da 3ª série do Ensino Médio Gabriel Guimarães Borges, foi selecionado pela Câmara dos Deputados para representar o Espírito Santo no Parlamento Jovem Brasileiro em 2015. Entre 21 e 25 de setembro, 78 jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

1

Além de Gabriel, que conquistou o 1º lugar, mais um estudante representará o Estado.

Para participar, o estudante precisou elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. Segundo Gabriel a pesquisa foi o primeiro passo para a definição do tema do seu projeto. “Antes de pesquisar sobre o Parlamento Jovem, achava que os projetos deveriam propor coisas de grande impacto, como reformas política ou tributária, por exemplo. Lendo proposições de anos anteriores, vi que elas deveriam ser sobre coisas mais simples, assim como a maioria dos projetos de lei hoje discutidos no Congresso Nacional. Nesse contexto, decidi misturar duas coisas que eu gosto muito – carros e economia – redigindo um projeto que muda a forma como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incide sobre os veículos. Hoje, o IPI é cobrado apenas com base no tamanho do motor dos carros, ou seja, carros mais potentes pagam mais. Entendendo que essa regulação deveria estar atrelada à quantidade de poluentes emitida pelos veículos, proponho que o imposto passe a ser cobrado na eficiência energética dos automóveis (informação disponibilizada pelo Inmetro naquelas etiquetas coloridas presentes tanto nos carros quanto em eletrodomésticos). Essa lei seria um estímulo para que as montadoras disponibilizassem no mercado brasileiro, o quinto maior do mundo, carros tão eficientes, ou seja, econômicos e sustentáveis, quanto os disponibilizados em outros mercados.”

Gabriel revelou que recebeu a notícia da sua seleção com grande surpresa. “Eu já pensava na possibilidade de ser escolhido, de participar do programa, mas não achei que fosse realmente acontecer. O Parlamento Jovem recebe todo ano projetos de lei incríveis de estudantes de todo o país, e, mesmo acreditando muito no potencial do meu, a notícia foi uma surpresa.”

Sobre a expectativa para a viagem o estudante afirma que é a melhor possível. “Irei à Brasília passar uma semana no Congresso Nacional discutindo com colegas de todo o país, de realidades completamente distintas, projetos de leis que nós, estudantes, elaboramos e redigimos. Será uma experiência incrível não apenas para minha formação como estudante, mas também como cidadão”, finaliza.

Esta foi a segunda conquista do estudante neste ano. Gabriel também foi o vencedor na etapa estadual do concurso de Redação da 10ª edição do Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero.

Tags: ,