Notícias

Escola promove a 8ª edição do Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil

27 agosto de 2015

Por Gabriela Azevedo (2ª série I4) e Júlia Assis (2ª série I2)

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci promove, anualmente, o Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil. A oitava edição do Fórum foi realizada nos dias 14 e 15 de agosto (sexta e sábado) e contou com a participação de mais de cento e vinte alunos delegados (do 9º ano do Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio), de seus respectivos mesários, dos coordenadores do projeto (Lorena Croce Bonadiman, Joelmo Costa e Marcelo Moreto), dos professores e de diversos profissionais do Da Vinci. A abertura do evento foi realizada pelo professor Luiz Henrique Menezes, que pronunciou o discurso de abertura e enalteceu a importância da diplomacia no decorrer dos debates.

1_2

2_3

Durante o Fórum, os comitês discutiram assuntos de relevância no cenário geopolítica atual como a criação do estado Palestino, a questão dos imigrantes ilegais na Europa e sul da Ásia e o Combate ao terrorismo no Oriente Médio e África.

Em 2015, o Fórum contou com cinco comitês, sendo três Conselhos de Segurança, um em português, um em inglês e um em espanhol, um Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e um Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional.

Os dois dias do evento foram protagonizados pelos alunos que, com trajes formais, debateram diplomaticamente os temas citados, cada um representando uma nação escolhida anteriormente. Foi necessário muito preparo dos alunos, que tiveram que se esforçaram para argumentar de acordo com a política externa do país escolhido. Os alunos, em geral, foram muito competentes no decorrer das discussões, o que mostra a dedicação que os mesmos tiveram em sua preparação, culminando com o sucesso do evento.

2_4

Agora é se preparar para o Fórum FAAP-SP em 2016 e o Fórum de Harvard em 2017.

Tags: