Notícias

ENCONTRO DE GERAÇÕES: CONTEÚDOS DE VIDA

16 agosto de 2013

Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

Alunos dos segundos anos do Fundamental do Da Vinci receberam visitas mais do que especiais nos dias 06 e 07 de agosto: “vós” e “vôs”, protagonistas dos momentos coletivos do Encontro de Gerações, inesquecíveis para todos que deles participaram.

foto08

foto09

foto07

Desde o início do ano letivo, esses alunos têm vivenciado situações de aprendizagem sobre conteúdos de vida que privilegiam a construção da identidade, as relações familiares, a dinâmica dos afetos. A árvore genealógica, tecida uma a uma, é retrato vivo dessa combinação de valores.

arvore

A realização de entrevistas pessoais/individuais aproximando avós e netos, seguida de discussões em classe sobre informações colhidas por parte de cada aluno, propicia uma percepção mais atenta para as mudanças e permanências de hábitos e costumes, em tão “pequeno” espaço de tempo. Os depoimentos dos avós são preciosidades, porque trazem a história viva, o resgate de práticas e valores, a comparação entre passado e presente.

– No meu tempo, na minha casa …

– No meu tempo, na minha escola …

– No meu tempo, na minha cidade …

Para aprender conjuntamente com os saberes/valores/memórias desses mestres da vida, o Da Vinci convidou avôs e avós que se sentiriam bem  para conduzir momentos de ensino/aprendizagem e de trocas entre gerações. Muitos se prontificaram, o que demandou, por parte da escola, a necessidade de sorteio. Os “sorteados” fizeram-se presentes e cumpriram brilhantemente o proposto: compartilhar a sabedoria adquirida pela vivência e externar sentimentos. Os não-sorteados também fizeram sua tarefa de casa, no núcleo familiar.

2º ano I2

foto03

foto05

Elza Maria Santiago, avó de Maria Helena Santiago Scárdua, do 2º ano B, é porta-voz dos tantos avós que se integraram à proposta, dispondo-se a contar sobre sua história de vida, resgatar brincadeiras, entoar cantigas de roda com as crianças: “Adorei! A escola é a continuação do lar e é importantíssimo esse evento, para termos mais contato com nossos netos. Não acreditei quando me disseram que fui sorteada, fiquei muito feliz”.

Laços de família são ricos motivadores para as aprendizagens significativas, motivo pelo qual tornam-se alvo de investidas da Escola, desde sua fundação.  O encontro de gerações traz em si o desejo do conhecimento da História, pelo acesso às tantas estórias que a compõem, não as traduzidas em livros, mas as guardadas na memória e conservadas nos álbuns de família, em documentos de época e adereços intimistas. As noções do que é perene e temporário, na linha do tempo, tornam-se quase que transparentes para os alunos.

O desfecho do projeto será o tradicional “Chá dos Avós”, no dia 26 de agosto, em que os netos/alunos receberão seus avós/convidados na Escola para um encontro coletivo impregnado de recordações/presenciações, apreciações e sobretudo AMOR. Aguardamos a todos com muito afeto!

Tags: