Notícias

Educação Alimentar e a galinha ruiva!

9 maio de 2016

A história é conhecida: Era uma vez uma galinha ruiva que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela achou uma semente que poderia virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso pão…

Partindo de um clássico da literatura infantil, as professoras do Infantil apresentaram, dia 03/04, no Anfiteatro, a peça teatral A Galinha Ruiva. A escolha da história foi uma forma lúdica de despertar nos alunos do Infantil I ao 1º ano, o interesse pelo tema da Manifestação Cultural, o ciclo do pão, cujo foco baseia-se na valorização do tema transversal do ano, Educação Alimentar.

A peça, muito aplaudida pelos espectadores, foi ensaiada pela professora de Educação Física Dulcineia Tagarro. Na apresentação, as crianças puderam observar algumas das fases de plantação de uma semente e como agentes da natureza, como o sol e a chuva, ajudam neste ciclo. Também observaram  o processo de  feitura do pão, deste a colheita do trigo, passando pelo debulhar, moer, fazer a farinha e por fim misturá-la a outros ingredientes para fazer o pão.

Confira abaixo o vídeo da peça encenada pelas professoras.

Ao final, cada turma recebeu sementes de girassol para plantar no herbanário da escola, podendo assim, acompanhar seu desenvolvimento e crescimento.

Após a apresentação, no refeitório, cada criança degustou diferentes pães feitos pela “Galinha Ruiva”, que caprichou nos sabores… Teve pão de aipim, inhame, abóbora e batata doce. Os pequenos já estão no clima da Manifestação!!

Tags: , , ,