Notícias

Da Vinci realiza exposição de quadros de Celina Rodrigues

13 novembro de 2014

De 10 a 14 de novembro, no Da Vinci, acontece a exposição das pinturas de Celina Rodrigues. Cerca de 50 quadros da artista plástica capixaba estão sendo expostos na escola.

1_22

Celina (1918-1999), que ficou conhecida como a “Pintora do Vale”, por sua predileção em pintar o Vale do Canaã, produziu cerca de 4.000 quadros, espalhados pelo Brasil e com notícias de sua existência na Alemanha, Japão, Estados Unidos, França, Áustria e Itália. Ela nasceu em São João de Petrópolis, município de Santa Teresa, e participou de movimentos artísticos nacionais que interferiram/influíram em alguns aspectos da arte no Brasil.

Junto com as pinturas de Celina, foram também expostas 16 releituras de suas obras, realizadas por alunos dos 8os anos em aulas de Artes. Os alunos foram orientados pelos professores Emílio Aceti e Itamar Tristão, com o objetivo de resgatar a vida e a obra desta importante artista.

2_22

Releituras expostas

1_21

No alto a foto do original do “Canaã colorido” e abaixo a versão da aluna Lais Ribeiro Duarte – 8º ano

A pintora foi também estudada pelos alunos dos 4os anos que, na Viagem Acadêmica a Santa Teresa (2014), estiveram no local de onde Celina Rodrigues pintava o seu “Vale do Canaã”, e viveram alguns dos mágicos momentos em que Celina observava o vale e concebia sua obra.

A abertura da exposição aconteceu no dia 10/11 para os alunos dos 8os anos e seus pais e no dia 11/11 para os convidados – familiares de Celina, proprietários dos quadros, artistas que com ela conviveram, pessoas que de alguma forma participaram do projeto. O aluno Pedro Duarte Moreira, do 8º ano, e o professor Joelmo Costa fizeram a abertura da exposição.

4_12

Professor Joelmo Costa e o aluno Pedro Duarte, do 8º ano, durante abertura da exposição de quadro de Celina Rodrigues

5_7

Na visitação foram registradas as presenças da filha e neta  de Celina, Claudia e Ariela Rodrigues, suas sobrinhas, Glória e Gláucia, e do irmão Nilo e da cunhada Nilce.

2_21

Claudia Rodrigues Loureiro, filha de Celina, a filha Ariela Loureiro (neta de Celina), o marido/pai Reginaldo Vello Loureiro e Victor Humberto Salviato Biasutti

De sua cidade natal, também vieram prestigiar o evento, Sr. Antonio Angelo Zurlo, “fiel escudeiro” e amigo do Da Vinci e sua esposa Disianira Ziviani Zurlo.

3_15

De acordo com Victor Humberto e Joelmo, foram mais de seis meses de pesquisa e catalogação das pinturas que, em sua maioria, fazem parte de coleções particulares.

3_16

6_8

“Ajudar a organizar a exposição da Celina Rodrigues foi uma experiência ímpar. Acompanho as viagens internacionais do Da Vinci e tive a oportunidade de conhecer, juntamente com os alunos, os museus e as obras dos artistas mais importantes do mundo. Isso me ajudou a perceber como a arte, especialmente a pintura, é importante na sensibilização e formação do ser humano. Ter a possibilidade de ajudar a revitalizar a obra dessa grande pintora capixaba e tirar do esquecimento a sua vida artística, para apresentá-la às novas gerações, sem dúvida, foi um grande aprendizado. Visitar os proprietários dos quadros, sempre com uma boa conversa e relatos da vida e da obra de Dona Celina, enriqueceram os meus sábados. No atual momento histórico que vivemos, onde se contempla pouco e se descarta muito, parar, estudar e apreciar uma artista como Celina Rodrigues é um refresco que, como já dizia Pablo Picasso “limpa a poeira da alma”, declarou Joelmo.

Tags: , ,