Notícias

Da Vinci promove o XI Fórum de Discussão Estudantil

23 agosto de 2018

Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizada a 11ª edição do Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil. O evento, promovido pela escola, trata-se de uma simulação de organismos internacionais e é destinado a alunos dos 9os anos do Fundamental e  1as e 2as séries do Ensino Médio, que formam delegações a fim de representarem os interesses de um ou mais países, discutindo temas importantes da agenda internacional proposta.

O evento tem a finalidade de instruí-los para a melhor compreensão do cenário globalizado, fazê-los discutir soluções e acreditar no propósito de um mundo melhor.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Nesta edição, que neste ano teve 6 comitês e a participação de mais de 160 delegados, além da imprensa,  foram discutidos os seguintes temas: A Questão Palestina e os 70 anos da criação do Estado de Israel, A invasão do Iraque em 2003, : A situação dos refugiados Rohingyas (em Myammar e Bangladesh) e os refugiados da Guerra da Síria e os Problemas Políticos e Sociais na América Latina. Novamente, foram oferecidos comitês em língua estrangeira, inglês e espanhol.

Ao final do fórum, estudantes representantes dos chamados comitês de imprensa elaboraram um informativo que trata sobre os assuntos que foram discutidos no evento e seus desdobramentos.

De acordo com a professora Lorena Croce, o evento é importante por ensinar o participante a se comunicar de forma mais eficaz, tendo em vista a apresentação das próprias ideias. “O aluno se coloca em um desafio e, por isso, deve se preparar e aprender como se ocupar de um tema de relações internacionais e diplomacia, buscando entender o que está sendo tratado e apresentar, de forma clara, o seu ponto de vista”, comentou.

Veja algumas fotos do evento:

OEA

ACNUR

Conselho de Segurança – Inglês

Conselho de Segurança – Espanhol

Conselho de Segurança – Português

Comitê Histórico

Tags: