Notícias

Braz-Tesol no Da Vinci

23 maio de 2018

Por Cristiano Carvalho

“O segredo de sucesso do Sapiens é a cooperação flexível em larga escala. Isso nos tornou mestres do mundo. Mas, ao mesmo tempo, nos tornou dependentes de vastas redes de cooperação para nossa própria sobrevivência.” Tradução livre de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Imbuído do espírito das cooperações flexíveis em larga escala, o Da Vinci abriu suas portas para receber em 19 de maio de 2018, a conferência BRAZ-TESOL ES Chapter cujo tema foi: “Teaching English in a Global Technological Society”, ou “O Ensino de Inglês em uma Sociedade Global e Tecnológica”. Contamos com a presença de mais de 150 participantes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e até de Nova Iorque.

4

1

2

8

O TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) é uma Organização internacional com mais de 50 anos de história, que foi criada com o intuito de promover pesquisa e formação continuada no ensino da língua inglesa para falantes não nativos. Com o passar do tempo foram criadas filiais em diferentes países, como o BRAZ-TESOL no Brasil e desde o ano passado uma filial capixaba, o BRAZ-TESOL ES Chapter. Um pouco antes do lançamento do BRAZ-TESOL ES Chapter, seu Presidente aqui no Estado, Paulo Torres, entrou em contato conosco com a proposta de realização de uma convenção no Da Vinci. Como curiosidade, cooperação e aprendizagem contínua fazem parte de nosso DNA, embarcamos neste projeto, que se concretizou no evento do sábado passado.

Ao longo de todo o dia, ocorreram plenárias, palestras e workshops. Tive a honra de abrir a convenção, dando as boas-vindas ao Da Vinci e conduzindo a plenária que explorou o tema da Geração APP, termo cunhado pelo grande psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner para definir a geração atual de jovens, que vive em um mundo de aplicativos. Ao longo do dia houve uma série de workshops e palestras sobre temas variados, tais como o The Reading Club Experience – iniciativa de oferecer debates guiados sobre contos escritos por mulheres do passado e de hoje; The Google Effect – How Does it Affect Our Students?; The Importance of Social Emotional Circle Time in Bilingual Classroom – conduzido pela professora do Bilíngue do Da Vinci, Catherine Chase; Making Reading Fun – no qual o professor de High School Erik Lee explorou como diferentes experiências com o hábito da leitura podem ser prazerosas; e várias sessões simultâneas que estimularam reflexão, discussão e muita troca de experiências. Duas outras plenárias, já na parte da tarde, deram sequência aos trabalhos. A primeira foi com Marcela Cintra (Vice-Presidente do BRAZ-TESOL) sobre a Diversidade na Sala de Aula. A última, com Vinícius Nobre, sócio da TROIKA, uma start-up com foco em projetos educacionais inovadores, teve como tema a Tecnologia na Sala de Aula – tendências, problemas e mitos, enriqueceram o evento.

Foram muitas as trocas de experiências, encontros e reencontros de profissionais que já atuaram juntos em diferentes contextos. Nada como os coffee-breaks na Praça da Convivência para ampliar as discussões ou simplesmente para bater um papo mais informal. Somos gratos pela escolha feita pelo BRAZ-TESOL ES Chapter para este evento e esperamos abrir nossas portas para outros encontros que favoreçam a formação continuada de nossas equipes com propostas de alto nível que ampliem e fortaleçam nossas redes de cooperação.

3

Tags: , ,