Notícias

Arte na Educação Infantil

4 maio de 2015

Por Dora Sodré

2015 – 25 anos do Da Vinci e 10º ano do Programa Bilíngue.  É com muito entusiasmo que iniciamos um amplo Projeto de Arte com os alunos da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental.

Nenhum outro artista poderia ter sido escolhido para o estudo do 1º semestre de aulas: Leonardo da Vinci. O grande mestre da arte, que dá nome a nossa Escola, é uma bela fonte de inspiração para o trabalho que vem sendo desenvolvido com nossos alunos.

Em março, todas as turmas ouviram de suas professoras a história de Leonardo da Vinci desde sua infância e assistiram à peça de teatro “Leonardo: O Gênio de Vinci”, encenada pela equipe de professores. Como a dramatização foi filmada, está disponível em nosso site em matéria veiculada no dia 07/04. (http://migre.me/pJ5Hh)

3_7

5_7

DSC_0465

O mês de abril marca a história de nosso projeto, com a criação do “Museu da Escola”- espaço dedicado a vivências de ensino/aprendizagem do saber portar-se em visitas a museus de arte, apreciação do belo e muitas outras possibilidades que a observação nos permite.  Neste momento, com a exposição “Leonardo no Da Vinci”, todas as turmas estão conhecendo um pouco da obra do artista através de visitas guiadas por Luciana Biasutti, coordenadora do setor de eventos da Escola, que também responde pela curadoria do museu, e pelas professoras de turma.

3

5

6

Em sala de aula, muitos trabalhos estão sendo realizados, e os alunos estão tendo a oportunidade de agirem como pequenos Leonardos, não só participando de planos de construção de diferentes invenções, como também fazendo passeios de observação e registro, por meio de desenhos, de plantas e animais da Escola.

1

2

3

O mês de maio promete ainda mais com a inauguração do nosso Espaço de Arte, onde os alunos terão a possibilidade de se expressarem livremente por meio de diferentes materiais, explorando assim, todo o seu potencial artístico.

No segundo semestre, os artistas em estudo com os alunos serão Kandinsky e Van Gogh.

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. Leonardo da Vinci

Tags: , , ,