Notícias

Alunos recebem bolsa e viajam à Alemanha

29 agosto de 2018

Uma grande oportunidade: aprofundar os conhecimentos na língua alemã. Os alunos da turma do alemão do Da Vinci, Maria Victória Stefenoni Finamore Simoni, 1ª série do EM,  e Giuliano Souza Rogerio de Castro Filho, 9º ano, estiveram na Alemanha, entre os dias 07 e 28 de julho de 2018, participando de um curso de alemão. Os estudantes receberam uma bolsa de estudo oferecida pelo projeto PASCH, do Goethe-Institut, a alunos de colégios parceiros.

10

9

No Da Vinci, que é parceiro exclusivo do Goethe no Espírito Santo, o ensino do alemão foi iniciado em 2009. Desde então, vários alunos tiveram a oportunidade de estudar no exterior. As bolsas de estudo proporcionam aos alunos contemplados a possibilidade de vivenciar a cultura alemã durante algumas semanas.

Maria Victória,  ficou na cidade de Schwäbisch-Hall e Giuliano, em Dresden, fizeraram uma verdadeira imersão na cultura local, uma grande aprendizagem.

Bolsistas do Brasil e de 16 países foram selecionados para o programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas.

Ao final do curso, foram submetidos a prova de proficiência e aprovados.

Confira abaixo uma entrevista com os estudantes e a galeria de fotos de cada um.

 Como foi a preparação de vocês para a viagem? 

Maria Victória: Toda semana o Goethe disponibilizava atividades no site e também comecei a pesquisar na internet sobre a cidade que eu ficaria e também um pouco da cultura alemã.

Giuliano:  Mesmo em nível da língua diferente da Maria Victoria, praticamente foi o que ela fez, atividades no site, inclusive sobre a cidade.

 

Contem um pouco sobre a experiência dessas duas semanas de imersão na língua alemã.

Maria Victória: No inicio eu fiquei com muito medo, mas com o passar dos dias eu fui melhorando, já que somos obrigados a praticar a língua. Eu fiquei no quarto com uma estudante do Turquemenistão, um país com as línguas oficiais turcomena e russa. Às vezes tivemos que usar até mimica para nos comunicar, mas só no começo, com o tempo, nossa imersão no alemão foi facilitando nossa comunicação e também com os colegas que estavam ali de diferentes partes do mundo e de diferentes níveis de aprendizado da língua, além, claro, com os próprios alemães.
As aulas também eram muito boas e com dinâmicas, o que facilitava o nosso diálogo. Em alguns casos, tive que falar o inglês também. Foi uma experiência perfeita.

Giuliano:  Para mim o começo foi desesperador e tive vontade de vir embora no primeiro dia. Quando cheguei ao quarto e fui conhecer o estudante que ficaria comigo descobri que ele era da Moldávia, cujo país tem como línguas oficiais a moldava e a romena. Além disso, tinha dificuldade com o verbo no futuro e misturava o inglês no meio das frases, mas com os dias fui melhorando, senti isso no quarto dia no país. Lá tive a oportunidade de falar mais. Os professores também falavam um pouco mais devagar conosco, já que entre eles a fala é muito rápida.

 

O que mais chamou a atenção de vocês durante essa semana?

Maria Victória: com certeza a diferença cultural entre o grupo, dos mais diversos países. Também me impressionei com a cultura alemã. O país é muito desenvolvido e fomos muito bem acolhidos por todos.

Giuliano:  Tudo! A parte cultural é muito diferente, principalmente porque fiquei com a impressão de que o mundo era perto demais, já que havia estudante de varias regiões. Senti que conhecimento ia sendo ampliado nos mais diversos assuntos e cultura. Os pontos turísticos também eram muito interessantes e gostei muito de um, em especial, a Frauenkirche de Dresden, uma igreja Luterana.

 

Para vocês, qual a importância dessa experiência no aprendizado do idioma e o contato com a cultura germânica?

Maria Victória: Muito importante. Eu pensava que não seria fácil. Foi um salto muito grande que dei no aprendizado de alemão, pois o contato direto com a língua possibilitou isso. Consegui juntar tudo que aprendi nas aulas e transformei em diálogos. Vejo esta bolsa como um grande diferencial na minha vida pessoal e na minha vida acadêmica também. Mesmo tendo finalizado o estudo da 3ª língua ao final do 9º ano, resolvi continuar este ano e continuarei sempre que possível, pois agora estou ainda mais motivada.

Giuliano:  Quando saí do Brasil não entendia tudo que a professora falava em sala, mesmo que pausadamente, mas após essas duas semana eu não só entendo mais como falo mais fluente. Eu estou impressionado com a minha evolução.  Ganhar essa bolsa já foi algo que me deixou muito feliz e receber esta bolsa de estudo fez com que eu gostasse ainda mais da língua, vou continuar mais dedicado ainda.

 

Galeria de fotos: Giuliano

Galeria de fotos: Maria Victória

Tags: ,