Notícias

Alunos premiados no Concurso Cultural “Do enigma à descoberta” – 5os anos

10 outubro de 2016

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

Finalizando etapa preparatória da viagem acadêmica a Campos do Jordão/Taubaté, a ocorrer nos próximos dias 19 a 21 de outubro, o Da Vinci procedeu recentemente à entrega das medalhas para os vencedores do concurso cultural “Do enigma à descoberta”, em que alunos (viajantes ou não) foram desafiados a produzirem cartas enigmáticas sobre uma obra artística de livre escolha (a partir de uma lista fornecida pela Escola) integrada ao acervo do Palácio Boa Vista ou Museu Felícia Leirner, e da qual deviam constar três ícones (da paisagem natural ou humanizada) do entorno.  A proposta era colocar os alunos em contato com o acervo de dois centros culturais significativos a serem visitados presencialmente durante o roteiro, e bastante abordados no blog específico criado para a viagem.

O trabalho mobilizou alunos e suas professoras (titulares e de especializadas) em torno da pesquisa, seleção de focos, técnicas artísticas e busca das melhores palavras, dado o limite de caracteres estipulado para o texto escrito. Mesmo com as produções sendo realizadas nos espaços da Escola, algumas famílias envolveram-se  “de longe”, instigando à criatividade dos filhos e apresentando sugestões ou aconselhamentos, como já havia acontecido em torno das publicações do blog que demandavam retorno na oralidade ou escrita.

????????????????????????????????????

Por ocasião da premiação, conduzida pela Diretora Pedagógica e outros integrantes da equipe técnica no contexto das salas de aula, foi valorizado o envolvimento de todos e apresentada uma visão panorâmica do “conjunto da obra”, além de expor os critérios avaliativos e as ponderações da comissão julgadora acerca do atendimento à proposta e qualidade das produções.

Realizados em dupla a fim de incentivar o espírito de equipe e a partilha de habilidades entre os alunos-viajantes , os trabalhos vencedores foram divididos em diferentes categorias: produções vencedoras  com base na conexão entre criatividade/conhecimento, artístico/científico; menções honrosas para os critérios: “Qualidade estética”, “Expressão escrita” e “Conexão de ideias”.  Foi exposto um painel das produções premiadas no mural do prédio onde funciona o segmento, o qual foi bastante acessado pelos alunos viajantes, colegas de outras séries e famílias que  circulam diariamente pelo espaço físico, a fim de assegurar função social a projetos que visibilizam a perspectiva cultural do currículo.

Confiram as produções premiadas e tentem decifrar os conteúdos das cartas enigmáticas aqui divulgadas, em matéria de texto e imagem. Fará bem para a mente e agregará conhecimentos/percepções a quem se permitir o desafio.

RESULTADO

 

Tags: , ,