Notícias

Alunos participam do Fórum FAAP de Discussão Estudantil

29 abril de 2016

Entre os dias 20 e 23 de abril, 15 alunos do Da Vinci estiveram em São Paulo participando da 12ª edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil. O fórum é um renomado evento de simulações de organismos internacionais, do qual o Da Vinci tradicionalmente participa. Estudantes de todo o Brasil reúnem-se durante os quatro dias de evento, formando uma delegação que representa determinado país. Cada estudante torna-se um diplomata e discute assuntos importantes da agenda internacional. O fórum funciona como um estímulo para os alunos aprofundarem conhecimentos e se engajarem em possíveis soluções.

4

Nesta edição, pela primeira vez os alunos simularam a criação do Estado de Israel, além de debaterem a crise hídrica no mundo e a redefinição do mercado internacional do petróleo. Outros temas discutidos no evento foram os refugiados do Oriente Médio para a Europa; o Estado Islâmico no cenário internacional; a chacina na Favela Nova Brasília; a crise do Euro na Grécia; o combate ao tráfico humano na Europa; o papel das mulheres em conflitos extremistas no Oriente Médio, entre outros.

7

6

3

2

5

Alunos reconhecidos pela atuação no evento. Destaque: Bernardo Castro e André Bortolini e Menção Honrosa: Erick Loyola e João Melo.

Os alunos foram acompanhados pelo professor Joelmo Costa e pela Assessora da Direção, Lorena Croce Bonadiman.

Segundo Joelmo, é importante incentivar a discussão de temas relevantes e atuais entre os alunos. Isso contribui na criação de estratégias, negociações e na elaboração de soluções para questões de conflitos. Ainda de acordo com o professor, a preparação para o fórum aconteceu bem antes do evento, em reuniões de estudos com os temas escolhidos para o debate, os países a serem representados, abrangendo, também, questões relacionadas à cultura, população e território.

Tags: ,