Notícias

Alunos do Da Vinci participam do 11º Fórum FAAP de Discussão Estudantil

16 junho de 2015

Um grupo de 15 alunos do Da Vinci passou o feriado de Corpus Christi em meio a debates de temas contemporâneos discutidos em todo o mundo. De 3 a 6 de junho, os estudantes participaram da 11ª edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, no campus da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo.

O evento, anual, conta com a participação de alunos do Ensino Médio e consiste na formação de delegações representantes de países para discutir assuntos da agenda internacional. Centenas de jovens de diferentes regiões do Brasil reuniram-se para debater temas envolvendo política, economia, história e geografia.

2_20

Alunos com o Embaixador Rubens Ricupero na cerimônia de abertura

Acompanhados pelos professores Joelmo Costa e Lorena Bonadiman, os alunos foram escolhidos para representar os Estados Unidos, fato esse devido a terem obtido a maior nota em um application, cuja tarefa era a redação de um texto acerca do tema de evento A importância da ONU no Século XXI.

Os alunos, no papel de diplomatas, discutiram assuntos como: revisão do modelo do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica); conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, focando na questão da violação dos Direitos Humanos; reforma do Comitê de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas – e balanço da Organização por conta dos seus 70 anos de existência; novas regras de imigração para a Europa; relato de caso envolvendo Peru e Chile a partir da ótica da Corte Internacional de Justiça; supressão do grupo terrorista africano Boko Haram; contenção do vírus Ebola no Oeste Africano, exploração do trabalho humano na indústria têxtil no contexto do continente asiático, entre outros.

4_16

5_15

6_11

Pelo excelente desempenho no Fórum FAAP, quatro estudantes foram premiados, foram eles:

10_1Caio Almeida Barros

9_5Erick Holzmeister Klipel Loyola

8_6Marina Parreiras Vieira Alves Rebouças

7_9Luísa Duarte Ramos

Segundo a professora Lorena, o evento da FAAP possibilita discutir os mais importantes temas e conceitos de amplitude mundial, estudados em sala de aula. “O Fórum abre horizontes, provoca discussões de assuntos contemporâneos de alta relevância, além de possibilitar uma comunicação mais eficaz dos alunos na apresentação das próprias ideias. A participação dos alunos foi brilhante”, comentou Lorena.

Para a aluna Ana Carolina Pimenta Braga, a participação no fórum foi uma das experiências mais marcantes que já teve. Confira abaixo o depoimento da estudante:

“Fui parte do Comitê de Imprensa do Fórum da Vinci e do Fórum FAAP, sendo os dois uma experiência que levarei pelo resto da minha vida, e neste exato momento, com um grande carinho pelo Fórum FAAP, no qual acabei de retornar.

Foi uma experiência única passar quatro dias vendo tamanha organização para uma atividade escolar, conheci tanta gente que fica difícil recordar seus nomes, somente seus países ficaram marcados em minha cabeça, e sua atuação no fórum. Fiz amizades, desenvolvi minha escrita, ganhei autonomia, vi como é trabalhoso ser jornalista, sempre correndo de um lado para o outro com o intuito de noticiar assunto em pauta. Saber que eu representava um jornal tão famoso, o New York Times, só me deu mais vontade de tentar ser a melhor.

Desenvolvi um carinho enorme por aqueles que me acompanharam nessa jornada e me emocionei com os depoimentos dos alunos da terceira série, ao participarem de seu último fórum, e ao pensar que logo estarei em seus lugares e espero ser tão corajosa e dedicada como eles, para participar novamente do FAAP.

Sentada no banco a espera de nosso voo de volta a nossa terra natal, me perguntaram: Como foi a experiência do Fórum FAAP para você? Essa foi uma das poucas perguntas na qual me embolei ao responder. Uma pergunta vasta, mas com um significado tão grande. No fim, cheguei a conclusão que foi uma das experiências mais marcantes que já tive, não somente pela bagagem cultural que adquiri, mas pelo esforço que vi em todos e especialmente em mim, o orgulho nos olhos de nossos professores ao verem o nosso desempenho.

Fico feliz em perceber que finalmente tomei coragem de deixar de só relatar e participar como uma delegada, algo que sempre quis, mas sempre me faltou a coragem. Orgulho é o que eu sinto, em ter participado tanto das experiências aqui na escola, como do Fórum FAAP. Obrigada à escola por fazer esse momento possível para mim e para os meus colegas, que sei que também amaram essa viagem.”

Tags: ,