Notícias

Alunos do Da Vinci no Fórum FAAP

4 julho de 2017

Por Joelmo Costa

O Fórum

Você trocaria o descanso de um feriado para discutir voluntariamente soluções de temas mundiais como direitos humanos, terrorismo, refugiados, desarmamento, narcotráfico, entre outros?

Foi exatamente o que fez um grupo de alunos do Ensino Médio do Da Vinci no último feriado de Corpus Christi na capital paulista.

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, nossos alunos participaram do Fórum FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). O evento que está na sua décima segunda edição, simula o modelo de debate das Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorreu entre os dias 14 e 18 de junho. Este ano, a abertura do evento contou com a participação da sempre-aluna Marina Parreiras Rebouças, que participou de três edições anteriores do Fórum FAAP e hoje cursa relações internacionais nessa importante instituição paulista de ensino. Marina foi escolhida pela FAAP como secretária operacional e organizou junto com o seu grupo todo o evento.

4

5

6

Sempre-aluna Marina Parreiras Rebouças na abertura do evento

No Fórum FAAP, nossos alunos, também chamados de delegados, transformaram-se em diplomatas e representam a posição geopolítica dos países em diferentes comitês. Cada comitê abordou um tema geopolítico da atualidade, em diferentes áreas como saúde, comércio, direitos humanos, organizações militares etc.

O modelo de debate realizado em eventos como o Fórum FAAP também ocorre no nosso fórum interno (Fórum Da Vinci), que será realizado na escola nos dias 18 e 19 de agosto. Tal modelo se apresenta como um grande agregador na formação escolar dos nossos alunos, pois estimula a autonomia de estudos; exige o uso adequado e formal da língua; fortalece os procedimentos de pesquisa e busca de fontes; valoriza a postura diplomática; promove a resolução de problemas e também exercita o debate de ideias e posições. Sem dúvida, é uma experiência estimulante que desenvolve habilidades e competências.

8

10

9

 Alunos premiados

Dos quatorze alunos do Da Vinci que participaram, cinco foram premiados com menções honrosas, um número proporcional superior às outras quarenta e duas escolas que estavam no evento. Agora é esperar e se preparar para o Fórum Da Vinci em agosto e para o Fórum de Harvard em janeiro.

3

Parabéns a todos os alunos participantes.

Tags: ,