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A geometria em nossas casas

11 maio de 2018

Por Simone Torres Lourenço

O estudo dos sólidos geométricos é um assunto de grande importância para a Matemática, uma vez que pode ser utilizado como ferramenta de interpretação da realidade. Reconhecer comprimentos, áreas e volumes é um conhecimento que contribui para o pensamento lógico dos estudantes, em especial os do 6º ano, ano escolar de mudança de segmento.

De maneira a abordar essa questão, durante o mês de abril, os alunos dos 6ºs anos foram desafiados a executarem uma atividade com um objetivo de aproximar esse conteúdo da sua realidade. A atividade começava pela escolha e observação de um objeto em sua residência que tivesse uma semelhança com um dos sólidos geométricos que foram estudados durante as aulas de Matemática. Cada aluno fotografou o objeto em três posições diferentes, para que por meio da fotografia reconhecesse algumas características matemáticas.

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Em sala de aula, de posse das fotografias, detalharam os sólidos que compunham o objeto fotografado, identificando os elementos matemáticos presentes, como faces, arestas, vértices e superfícies não planas. As fotos foram agrupadas de acordo com suas semelhanças e diferenças matemáticas, fomentando a discussão a respeito dos sólidos que compunham os objetos fotografados, bem como de suas características matemáticas. Depois, um objeto foi escolhido por cada aluno para ser modelado, usando biscuit como matéria-prima, mantendo suas propriedades matemáticas e a proporcionalidade entre o comprimento, largura e altura.

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A atividade propiciou ao aluno a possibilidade de “ver” o objeto concretamente em três dimensões (volume) por meio do modelo construído e em duas dimensões (área) por meio da fotografia, permitindo a ampliação da visão espacial de cada aluno.

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