Notícias

A convergência das ciências em prol da humanização do conhecimento

27 novembro de 2017

Por Marcos Cardoso e Paulo de Tarso Rezende Ayub

No último dia 22 de novembro/2017, como culminância de um processo rico em diversificação de temas e conexão de campos do conhecimento, aconteceu a II Mostra do Conhecimento Da Vinci, tendo como protagonistas alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio, em visível demonstração de centros de interesse e competências/habilidades múltiplas. A Praça da Convivência foi o palco dos trabalhos selecionados, os quais estiveram expostos durante todo o dia para visitação dos pais e convidados de alunos expositores, bem como dos demais colegas de Ensino Médio e turmas de sexto ao nono ano do Fundamental.

Para evitar tumulto de público e dificuldade de atendimento para os expositores (no geral muito bem preparados em termos de retórica e contextualização), foi organizada uma escala de horários de visitação, deixando aos visitantes a livre escolha dos trabalhos a apreciar e das abordagens em que se aprofundar.

A mostra de conhecimento agregando todas as ciências do currículo veio suceder a tradicional mostra científica pautada nas Ciências da Natureza, tendo por objetivo estabelecer, pesquisar e analisar problemas reais, colocando em prática conceitos, habilidades, procedimentos e atitudes desenvolvidos ao longo da formação escolar. Além disso, busca dar visibilidade à produção acadêmica/cultural que promova o desenvolvimento da capacidade de investigação, criação, análise e releitura de práticas diversas. E o que mais transpareceu, nas interações entre expositores e interessados, foi a possibilidade de construir relações humanas e socioculturais, pautadas pelo sopro do conhecimento e pelas dimensões da estética e funcionalidade.

Nas tratativas com os alunos e condução do processo, a “Educação e Apreciação Estética” (foco da agenda e tema transversal) propiciou a configuração de diversos subtemas dentro das diferentes disciplinas do currículo, sempre priorizando os critérios de pertinência, relevância e alcance social. Após a divisão dos grupos e reunião dos alunos por aptidões e interesses, iniciou-se o desenvolvimento das propostas em sala de aula, com a elaboração das pesquisas, seleção dos materiais/conteúdos, considerando a linguagem adequada, expressões corporais e outros recursos/metodologias, além de extrapolações peculiares a cada proposta. .

As apresentações dos grupos nas salas de aula das disciplinas de Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química e Sociologia ocorreram durante as duas primeiras semanas de novembro e foram fundamentais para que os professores avaliassem a qualidade dos trabalhos e escolhessem os mais aptos a comporem a mostra, além de proporem intervenções racionais e estratégias de aproximação com o público-alvo, sempre favorecendo a autonomia/protagonismo dos expositores e sua consciência para a qualidade educativa.

Eis os trabalhos selecionados para compor a exposição, o que comprova a abrangência das abordagens e a diversificação das escolhas na pluralidade do currículo de perspectiva cultural.

tabela

O trabalho celebra a comunhão entre diversas disciplinas, preservando suas especificidades, mas valorizando suas inter-relações, o que reúne sujeitos educativos para demonstrar e apreciar a beleza de conteúdos reunidos em torno de diferentes temas geradores, sem hierarquia ou relativização de valores culturais. O bom êxito da iniciativa permite ainda organizar um memorial de trabalhos de excelência para serem reapresentados ou aprimorados, numa perspectiva de ampliação cultural e conexão de pessoas, conhecimentos e recursos. As fotografias ilustrativas que compõem a matéria são autoexplicativas e servem como recurso ilustrativo da riqueza do processo, da beleza dos produtos e da alegria dos participantes.

Tags: ,