Atividades e Projetos

ATIVIDADES DE ROTINA

No Infantil, a criança está ao mesmo tempo desenvolvendo algumas regras sociais e aprendendo noções relativas a espaço, tempo e causalidade. Assim, ela começa a perceber com maior clareza o que pode ser causa e consequência, o que significa próximo e distante, o que acontece antes e depois. O horário letivo, organizador temporal para a rotina, ajuda a criança a sentir-se segura, pois, apesar de gostar de novidades e de reagir contra horários rígidos, ela precisa de referências que a façam íntima e participante do espaço escolar. Consideram-se atividades de rotina: a sala de aula; brincadeiras no espaço interno e externo; higiene e lanche; rodas de conversa/história/música.

ATIVIDADES COLETIVAS

São atividades realizadas com todas as crianças, sob a orientação do professor. Apesar de se apresentarem em dinâmicas coletivas, tais atividades levam ao desenvolvimento

individual das habilidades e dos conhecimentos da cultura e educação coletivas: linguagem oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático, pesquisa, psicomotricidade, artes, música, educação física, ludicidade. São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, com graus diferenciados de desafio.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

Trata-se de propostas de trabalho simultâneas e diferenciadas, envolvendo conteúdos de uma ou mais áreas do conhecimento, sendo que essas atividades podem ser realizadas individualmente ou em grupo.  Durante os trabalhos, o professor dirige-se às crianças em ação e intervém oportunamente para apresentar-lhes desafios e explorar o que estão fazendo, dinamicamente.

PROJETOS

O trabalho com projetos, além de promover a aprendizagem significativa, efetivada nas atividades realizadas em situações reais, propõe uma nova organização do trabalho escolar, pautado na cooperação e participação em tomadas de decisões coletivas por professor e alunos, que aprendem a gerenciar sua vida escolar, assumindo responsabilidades, comprometendo-se com a aprendizagem e fundamentalmente se formando como sujeitos.

Alguns projetos do Infantil vêm sendo incorporados ao currículo permanente, tais como “Era uma vez os três porquinhos”, “Meu corpo, da cabeça aos pés”, “Amigos da natureza”, “Jogos e Brincadeiras” e “Quem conta um conto alimenta um sonho”, com enfoques em diferentes campos do conhecimento e consideração da criança como ser pensante e sensível. Em alguns momentos, abre-se espaço para a participação das famílias nas atividades, de forma a conhecer a essência do trabalho e acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos/alunos.

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