Vestibulares e ENEM

24 Vestibulares

Como escola que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio à luz da perspectiva cultural, primando pela contextualização e articulação de saberes, o Da Vinci foca seu trabalho, desde a fundação, na diversidade e transversalidade do currículo, bem como na formação de homens, considerados em seu sentido pleno.

Esse enfoque de atuação propicia um aluno instigante e proativo, habituado a lidar com diversidades e adversidades, apto a responder a demandas locais e globais e a preparar-se para diferentes caminhos da vida acadêmica e profissional. Isso se reflete nos excelentes resultados que nossos alunos, em média, alcançam tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) quanto em concursos vestibulares dentro e fora do estado, sem falar no desempenho acadêmico no ensino superior e nas colocações que alcançam no mercado de trabalho.

No que concerne ao ENEM, mesmo não selecionando alunos para participar do exame, a Escola figura geralmente como primeira colocada no ranking estadual e obtém posição de destaque em âmbito nacional, sempre levando em conta as provas objetivas, dado o caráter subjetivo das avaliações em redação.

Como o exame é hoje a principal via de acesso para muitas instituições superiores, os alunos do Da Vinci vêm alcançando resultados positivos em cursos concorridos de diferentes universidades federais que aderiram ao programa, por intermédio do SISU (UFRJ, UFMG, UFF e outras). No âmbito da UFES, que utiliza o ENEM como eliminatória, a segunda etapa, compostas de provas discursivas, permite que os alunos demonstrem melhor suas potencialidades, nas diferentes áreas que abraçam.

É interessante pontuar que, além da excelente média de resultados alcançada nos centros universitários locais (com destaque para UFES, EMESCAM, FDV/FUCAPE, UNIVIX, UVV, FAESA), são sempre registradas aprovações de alunos do Leonardo da Vinci em instituições superiores de ponta (USP-FUVEST/UNICAMP/ITA/IME/Fundação Getúlio Vargas/Faculdade de Direito do Largo São Francisco), sempre em colocações honrosas.

O Da Vinci vem investindo na realização de simulados do ENEM para todas as séries do Ensino Médio, o que propicia aos alunos um contato com o modelo real da avaliação externa e uma possibilidade de se autoanalisarem no individual e no coletivo, predispondo-se a mudanças de hábitos e encaminhamentos. Os professores, além de formularem questões inspiradas nos balizadores do ENEM, divulgam os gabaritos comentados, o que elucida muitas dúvidas e traz novas aprendizagens. As famílias devem incentivar os filhos/alunos a essa participação, para que, quando participarem do processo real, já detenham um maior domínio de suas especificidades e um equilíbrio emocional para lidar com as nuances de um exame extenso e com alto grau de sofisticação.