Disciplinas eletivas: Competência cognitiva e socioemocional

As políticas curriculares atuais apontam para o desenvolvimento de competências operacionais, com vistas a consolidar o trabalho escolar frente às exigências do campo acadêmico e mudanças no mundo do trabalho.
Para atender a essa demanda, a Escola propiciará a oferta e os alunos de segundos anos do Ensino Médio farão livres escolhas em torno dos seguintes eixos:

  • Estudos Autônomos;
  • Estudos Dirigidos para temas/conteúdos relevantes para o Enem/Vestibulares;
  • Atividades Sensório-culturais, distribuídas por diferentes temas/enfoques.

A proposta será desenvolvida por profissionais do Da Vinci e por outros profissionais que não professores da Escola, na seguinte estrutura:

  • 2 horas-aula mensais, iniciando em março e finalizando em novembro, totalizando 16 aulas/ano.

Tal inovação curricular propiciará ao estudante selecionar por racionalização, desejo, cultura e oportunidade, à luz de seus interesses e necessidades.
Sendo uma proposta em que o estudante exercerá seu protagonismo, não haverá controle sobre suas escolhas, mas sim o acompanhamento de sua atuação, em prol do desenvolvimento de potencialidades, autoconhecimento e inteligência emocional.

A diversificação de escolhas colocará os alunos frente à flexibilização, resiliência e leitura de contexto, sempre com a possibilidade de se alternarem nas frentes de trabalho, o que lhes possibilitará vivenciar diferentes propostas a cada encontro.