Conheça o Da Vinci

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Pioneiro como escola de horário integral no Espírito Santo, o Centro Educacional Leonardo da Vinci fundamenta esse modelo na lógica de que a ampliação curricular, para além dos conteúdos específicos, prevista em escola de currículo com perspectiva cultural, exige a expansão do tempo/aluno na escola, tendo como objetivo a interação com o objeto do conhecimento e com os processos de aprendizagem.

O saber instituído, o saber a ser construído, as relações entre os pares e a operação destes com o mundo real demandam metodologias de maior duração do que as tradicionais, nas quais o saber instituído é o alicerce. A prática da teoria construtivista, na qual a informação é apenas um dos veículos para múltiplas aprendizagens, aciona conteúdos diferenciados como a observação, a construção de hipóteses, a refutação de “verdades”, pesquisas, construções e desconstruções de conceitos. Esse processo desemboca no conhecimento significativo porque, embora demande maior tempo para elaboração, é o que permanece e molda o repertório cultural do indivíduo.

Perspectiva cultural

A escola de horário integral contrapõe-se à ideia de quantidade de conteúdos ou atividades, fundando-se no entendimento, compreensão e aprofundamento dos objetos de estudo, transformando informação em conhecimento. Na escola de perspectiva cultural, a qualidade prima sobre a quantidade.

Responde-se também a uma necessidade surgida das demandas da sociedade, visto que os profissionais de nossa era não são mais trabalhadores que executam trabalhos predeterminados; fazem-se empreendedores em suas funções, e precisam prever/prover, além de flexibilizar tempos. Assim, em muitas de suas configurações, o Horário Integral fornece aparato ao aluno para lidar melhor com os desafios da Academia na era contemporânea e a primazia da trabalhabilidade sobre a empregabilidade.

Desde sua fundação, em todas as séries/segmentos, o Da Vinci oferece turmas de Horário Integral.  No Ensino Médio, todas as turmas funcionam neste modelo.

Os diferenciais do Integral em relação ao Semi-Integral encontram-se nas disciplinas que propiciam ampliação do currículo básico, na carga horária diferenciada em Línguas Estrangeiras, Esportes, Artes e Musicalização, bem como na oportunização de “Horários de Estudos”, em que os alunos lidam com técnicas diferenciadas de ensino/aprendizagem, desenvolvem autonomia, são incentivados à produção cultural.  Além disso, o Programa Bilíngue e a High School são dois projetos disponíveis somente para estas turmas.