Projeto Educativo

O Centro Educacional Leonardo da Vinci não se atém a uma linha norteadora, recorrendo à contribuição de diferentes pensadores da educação. Do tradicional ao construtivismo piagetiano; da zona proximal de Vygotsky ao misto entre cognição, afetividade e motricidade de Wallon; da teoria das Inteligências Múltiplas à das competências e habilidades; da metodologia de projetos à educação holística; dos princípios vincianos à religação entre saberes e pensamento complexo de Edgar Morin; tudo encontra respaldo nas vivências propiciadas pela Escola, em que se prima pela diversidade e pela dialogia entre as diferenças.

Apoiada nos estudos teóricos das áreas epistemológica e psicológica, o Da Vinci firma-se como espaço democrático, propondo como fundamentos o acesso ao conhecimento, ao diálogo, à metacognição, ao espírito crítico, à expressão da individualidade, resguardando os princípios da equidade e da humanização.
Cuidadosa com a formação ética e moral de seus alunos, a Escola trabalha valores, virtudes e espírito de cidadania/solidariedade, bem como hábitos e atitudes para a vida em sociedade, sob respaldo de um código de regras transparente que visa à consciência de limites e flexibilidade de pensamento.
Preocupa-se também em ser um centro de reflexão sobre educação, conjugando fazeres, pensares e valores, e participando do debate educativo mediante socialização de práticas e reflexões teóricas.

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